Como é uma sessão de Gestalt-terapia na prática

Antes de começar…
Você não precisa ser especialista em psicologia para começar uma terapia. O essencial é ter um espaço seguro, acolhedor, onde você possa ser você mesmo. Mas, se bateu a curiosidade de entender o que acontece numa sessão de Gestalt-terapia, esse post é para você. Vou te contar de forma simples, sem termos complicados, como funciona na prática.
O começo é familiar
Você chega com suas histórias, incômodos e questionamentos. É um espaço sem julgamentos, onde você é livre para falar do que quiser. Nenhum assunto é errado, afinal o que realmente importa em uma sessão de terapia não é o que conversamos, mas a forma como olhamos para cada questão. Isso é o que realmente muda tudo.
Mais que desabafos
Se fosse só contar, seria parecido com conversar com um amigo. Mas, na Gestalt, prestamos atenção em detalhes peculiares que marcam a sua forma específica de ser. Pode ser no jeito de falar, nas pausas, emoções que aparecem, até pequenas sensações no corpo que podem ser notadas. Quando exploramos esses pontos, eles podem revelar camadas mais profundas de quem você é e que você até então não notava. Além disso, acessá-los não apenas traz clareza, como também libera energia que estava até então bloqueada durante a própria sessão.
Experimentar com o corpo
Às vezes, em vez de só conversar, experimentamos técnicas que ajudam a dar forma a um sentimento ou situação. Pode ser dramatizar um diálogo, ou expressar uma emoção de outra maneira. Isso ajuda a trazer para o corpo o que poderia ficar apenas na racionalização eterna. O corpo ajuda a dar respostas e percepções mais claras, quando você realmente se disponibiliza para sentir. Pode ser estranho no começo, mas a terapia é o lugar perfeito para fazer isso, como se fosse um grande provador de roupas, mas o que provamos no lugar são diferentes formas de ser. Caso você goste, pode pensar em como levar isso para a vida, mas caso não goste, é só não fazer isso, com a segurança de que você provou.
O que não fazemos
Na Gestalt-terapia, não damos conselhos ou soluções prontas. A vida não é um bolo com receita. O nosso objetivo juntas é que você aprenda a consultar a si mesmo, reconhecendo e confiando nas suas próprias emoções, percepções e modos de viver. Esse processo fortalece a sua capacidade de lidar com a vida, ampliando a responsabilidade por seus sentimentos, escolhas e também pela forma de criar novos caminhos. É para você que quer enxergar e liberar a sua força vital e poder pessoal.
Experimentar
Se ficou curiosa/o, talvez seja o momento de experimentar: a melhor forma de entender a Gestalt-terapia é vivê-la. Por isso, eu sempre faço uma primeira sessão antes de começar o processo contínuo. Para que você teste na pele antes de levar pra sua vida. Se isso faz sentido para você, me chame pelo botão de WhatsApp logo abaixo.


