Psicóloga | Luiza Cravo

Psicóloga | Luiza Cravo

O Poder do ‘Aqui e Agora’ na Gestalt-terapia

A Gestalt-terapia é uma abordagem que nos convida a viver o presente de forma plena e consciente durante a sessão, ajudando as pessoas a se conectar com suas emoções, pensamentos e sensações em tempo real. Ao focar no presente e deixar de lado as preocupações com o passado ou futuro é possível se aperceber de si mesmo em um nível mais profundo. Essa abordagem ajuda cada um a perceber seus próprios hábitos e padrões de forma sentida, o que acaba sendo muito mais efetivo para ajudar a mudá-los.

Método terapêutico

O “aqui e agora” que tanto se fala quando o assunto é Gestalt-terapia não diz de uma filosofia de vida ou um conselho para viver a vida. Não é sobre viver o presente na vida o tempo todo, mas ser capaz de fazer isso durante a sessão. O terapeuta facilita esse processo através de comentários, perguntas e técnicas propostas. Quando você se torna presente pode sentir as coisas de forma mais intensa e enxergar e ouvir mais claramente a si mesmo. Se conectando com si dessa forma, você se torna cada vez mais consciente de como se impede de viver espontaneamente, de como dificulta a si mesmo no dia a dia. Com esse método você não simplesmente fala de suas dificuldades, mas as vive e processa em um ambiente seguro e amoroso, sem repressão. A sessão não é um treino para a vida, mas a própria vida acontecendo e se libertando.

A ambiguidade de simplesmente ser

O ‘aqui e agora’ é fundamental para a Gestalt-terapia, pois é o momento em que podemos deixar de lado as distrações e simplesmente ser. Por um lado isso é um alívio, pois poder deixar de lado as próprias formas de repressão que são mantidas no cotidiano libera muita energia e pode dar muita satisfação. Por outro lado, é preciso lidar com as emoções de culpa e vergonha que muitas vezes acompanham essas liberações. A terapia é o lugar mais seguro para que isso aconteça, pois é um ambiente sem julgamentos e de completa aceitação, sem a necessidade de se preocupar com como isso irá afetar o relacionamento negativamente. Afinal, eu estou ali justamente para presenciar e facilitar esse processo.

Deixando de lado os ‘porquês’ e aceitando os sentidos

Esse processo de trazer para o presente e não ficar focando tanto nos motivos das coisas serem como são, nos ajuda a encontrar um sentido de propósito e significado. Viver as próprias emoções, ao invés de apenas relatá-las ajuda a desenvolver uma maior autoestima e autoapoio, sem a necessidade de contar com explicações ou justificativas o tempo todo, seja de si ou dos outros. Como terapeuta eu facilito que isso aconteça e testemunho, sem necessidade de ficar criticando e apontando erros, ou aconselhando e parabenizando afinal o consulente vai se perceber de acordo com sua própria visão de mundo. Quanto mais se conectar e passar a aceitar a si mesmo, com todas suas peculiaridades, mais conseguirá viver sua vida de acordo com sua própria necessidade e desejo.

Veja Mais >>

Compartilhe!

CONHEÇA

Sua Psicóloga

Psicóloga formada pela PUC, especialista em Gestalt-terapia, com cinco anos de experiência. Atende adultos online, com foco em mulheres e LGBTQIA+, oferecendo escuta acolhedora e sem julgamentos. Seu propósito é guiar cada pessoa no resgate da autenticidade e autonomia, ajudando-a a viver com mais significado e bem-estar.

Veja também:

  • All Posts
  • Ansiedade
  • Autoconhecimento
  • Autoestima
  • Autonomia
  • Depressão
  • Dicas
  • Emoções
  • Indicações
  • Relacionamentos

Em caso de urgência você pode procurar a Unidade de Saúde mais próxima, ligar
para o SAMU (192) ou entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (188).

Em caso de urgência você pode procurar a Unidade de Saúde mais próxima, ligar para o SAMU (192) ou entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (188).