Psicóloga | Luiza Cravo

Psicóloga | Luiza Cravo

Minha Abordagem

Eu trabalho com a abordagem da Gestalt-terapia. Você não precisa conhecer tudo sobre ela pra começar, mas é legal saber o nome. Vou te contar um pouco mais.

Na prática, a terapia começa como muitas outras: você chega e traz suas histórias, suas angústias, suas perguntas. O que diferencia a GT (abreviação carinhosa) e o jeito que eu pratico é que, ao invés de focarmos apenas nos acontecimentos e soluções, meu papel é de te ajudar a se perceber melhor dentro desses relatos. Enquanto você fala sobre o que sente e pensa, eu trago perguntas e comentários que te convidam a olhar para partes de si que talvez já estejam aí, mas que sozinha você ainda não tinha conseguido acessar. É nesse espaço, entre o que você já sabe e o que ainda não tinha reparado, que nascem possibilidades de mudança.

Outro diferencial é que não ficamos apenas no plano racional: eu vou te convidar a sentir mais de perto o que está acontecendo dentro de você no momento, trazendo o corpo, as sensações e as emoções pra conversa. Assim, você vai se tornando cada vez mais íntima de si e capaz de confiar nas suas próprias percepções. Isso vai te ajudando a se tornar mais autônoma e independente.

Outro ponto importante é que o processo acontece na nossa relação. Eu não sou aquela terapeuta que só escuta em silêncio enquanto você fala sozinha, mas também não venho com conselhos prontos ou fórmulas prontas. Eu me coloco presente e te ajudo a se escutar nos lugares que você costuma evitar ou nem percebe. Isso costuma ser uma experiência nova e, muitas vezes, transformadora, porque é raro termos esse tipo de espaço na vida.

Sabe aquela sensação de estar sempre interpretando papéis? Tentando agradar, sendo o que esperam de você, se adaptando o tempo todo. Na terapia, você tem a chance de viver uma relação onde pode ser quem é, sem precisar se encaixar e sem medo de ser deixada de lado por isso. E se você sente que está pronta pra viver essa relação, onde você não apenas se entrega ao outro, mas recebe algo que te ajuda a se perceber e tomar posse de si, então essa terapia é pra você. E eu vou ser muito honrada em ser essa que vai te acompanhar.